Merchandising
Foi escolhida para o nosso trabalho de observação e estudo de merchandising a Loja de Conveniência do Posto da Padre Júlio, por ser uma conveniência é pequena, contendo dois corredores principais que levam até a “ilha baixa” da loja onde ficam os produtos frios, como as bebidas, que é o produto mais procurado, e congelados. (Corredor esquerdo e corredor direito)
Técnica de exposição dos produtos:
Comunicação: A loja não possui “Indicação”, sinalização adequada para mostrar o caminho aos clientes por ser uma loja pequena. Uma falha da conveniência é de não expor o “Preço” dos produtos, deixando o cliente confuso e não estimulando a comprar por impulso.EX:
Agrupamentos: Os produtos são separados por categorias, havendo algumas falhas na separação.EX:
Biscoitos, doces e salgados:
Higiene pessoal:
Há uma falha na exposição dos produtos de higiene pessoal onde se encontram produtos alimentícios nas gôndulas , fazendo uma mistura sem nenhuma associação.EX:
Bebidas e Congelados:
As bebidas e congelados ficam na “Ilha Baixa” da loja, por serem os produtos mais procurados acabam “Obrigando “ o consumidor a andar por toda a loja, as bebidas e os congelados são bem expostos, por muitas geladeiras dividindo os produtos.EX:
Congelados:
Sucos e Iogurtes:
Podemos Observar uma técnica chamada “Cross Marketing” com o uso de “Clip Strips” destacando os produtos da linha “Fest” dos demais produtos da geladeira. A loja possui 9 geladeiras com agrupamentos diferentes de produtos, para água, para refrigerante, bebidas alcoólicas, congelados, sucos e iogurtes e etc...
Esses são os produtos que são expostos no “Ponto Normal” pois eles se encontram em um lugar permanente onde o consumidor está costumado a encontrá-lo. Mas podemos encontrar na loja Pontos extras também, como:
O “Red Bull” por exemplo, poderia estar em uma das geladeiras com os outros energéticos, mas foi colocado em um frízer específico da marca em um lugar