Merchandising Visual
Os novos conceitos e técnicas do marketing sensorial trazem inúmeros desafios de organização das lojas no varejo. O marketing sensorial trabalha os cinco sentidos do ser humano (visão, olfato, paladar, tato e audição), visando à geração de um maior impulso de compra nos consumidores. O marketing sensorial, quando trabalhado no ponto de venda, denomina-se merchandising ou ação promocional feita no ponto de venda.
Merchandising é um fator estratégico para a competitividade no varejo, uma vez que trabalha os estímulos de compra justo no instante em que o consumidor está na loja, ou seja, no momento da compra. Por isso especialistas procuram sempre inovar em técnicas de merchandising, sendo uma das áreas do marketing que mais se renova nas últimas décadas.
Estudos revelam que entre os cinco sentidos, o da visão é o que causa maior impacto na memória humana. O grau de eficiência dos mecanismos do cérebro funciona de forma variada de acordo com o sentido que capta a informação do ambiente. O olfato contribui com 5% da capacidade de memorização, a audição com 9%, o tato e o gosto juntos somam 11% (memória mecânica) e a visão com
75%. É possível compreender então porque os especialistas em marketing e comunicação enfatizam tanto o merchandising visual, pois ele é o principal elemento gerador de impulso de compra no consumidor.
0800 570 0800 / www.sebrae.com.br
PÁGINA 2
BOLETIM DE OPORTUNIDADE E NEGÓCIOS
Entender o cliente é fundamental para ser eficaz no Merchandising
Antes de se implementar uma ação de merchandising torna-se necessário compreender como funcionam os mecanismos de tomada de decisão de compra dos consumidores. Só assim é possível saber que tipo de estímulo deve-se produzir para influenciá-los a consumir. Por isso o estudo do tornou-se uma das áreas mais importantes do marketing, em especial do merchandising. Basicamente, impulsos de compra variam conforme as necessidades e desejos que cada pessoa