Mercantilismo
MERCANTILISMO
Contexto histórico: conjunto de ideias econômicas e doutrinas de politica econômica de fase de transição para o capitalismo
Entende-se por mercantilismo a politica econômica adotada na Europa durante o antigo regime. O objetivo principal deste modelo e alcançar o máximo possível o desenvolvimento econômico através de acumulo de riqueza.
Período histórico: idade moderna, do inicio de 1500 ao final de 1700.
Características do sistema econômico mercantilista:
Metalismo:
o
ouro
e
a
prata
eram
muito
valiosos
e
contribuem
expressivamente para tornar uma nação muito rica e poderosa.
Industrialização: governo estimulava o desenvolvimento de industrias em seus territórios. Como o produto industrializado agrega mais valor que o matéria prima, exportar estes produtos geraria mais lucros.
Protecionismo alfandegário: os reis criavam impostos e taxas para evitar ao máximo a entrada de produtos vindos do exterior. Era uma forma de estimular a economia nacional.
Pacto colonial: as colônias europeias deveriam fazer comercio apenas com suas metrópoles. Era uma garantia de vender caro e comprar barato.
Balança comercial favorável: o esforço era para exportar mais do que importar, desta forma entraria mais moeda do que sairia, deixando o pais em boa situação financeira.
Nacionalismo e o papel do estado: as forças de uma nação provem da força de seu estado, poder econômico e militar, disputa pelos mercados, através de colônias. Busca-se a concentração de poder via estado nacional absolutista: estado forte, de um governo centralizado, com a finalidade de garantir a regulamentação dos negócios. Quanto maior o estoque de metais preciosos, maior o poder do estado.
http://www.ufrgs.br/decon/virtuais/eco02245b/aula%2003%20-%20Mercantilismo%20%20inicial.pdf
Acesso em 19/08/2015 as 1624h http://www.suapesquisa.com/mercantilismo/ Acesso em 19/08/2015 as 1624h