Mercantilismo
Acadêmicas: Maria Luísa Verruck; Vânia Ferreira;
Janete Borges.
ATIVIDADES - MERCANTILISMO :
Metalismo: As riquezas dos estados nacionais baseavamse na quantidade de ouro e prata era adquirida, isto é quanto maior quanto maior fosse o estoque de metais preciosos, mais o governante tinha poder de proteger sua economia.
Nesse mesmo conceito era necessário manter a balança comercial favorável, ou seja exportar mais do que se importa; Desde que o pagamento dos produtos era feito com moedas de ouro e prata, era incentivado o mercado interno para que assim as riquezas ficassem dentro do país.
Nacionalismo / Protecionismo:
Princípio baseado na ideia de que a Nação deve enriquecer a custa dos países vizinhos, apoiando-se na
Balança Comercial Favorável;
Os reis absolutistas criavam barreiras alfandegárias, aumentando os impostos de importação. Desta forma, dificultavam a venda de produtos do exterior em seu território, pois os produtos estrangeiros encareciam muito. Este protecionismo visava também evitar a saída de moedas do território nacional.
Mecanismos protecionistas:
- Aumento da carga tributária sobre a importação de gêneros agrícolas e manufaturados;
- Criação de diversas regras e normas para a entrada de produtos estrangeiros;
- Utilização de subsídios para baratear os produtos nacionais. Colonialismo:
Os capitalistas mercadores apoiavam a colonização, pois a exploração das colônias gerava a eles matéria-prima a baixo custo. Através do pacto colonial, as colônias ficaram restritas ao comércio apenas com a sua metrópole, sem nenhuma autonomia e dependente das mesmas; Assim, com o objetivo de maximizar o saldo comercial e o afluxo de metais preciosos, as metrópoles estabeleceram um pacto colonial com suas colônias. Por meio desse
“pacto”, todas as importações da colônia passaram a ser provenientes de sua metrópole, assim como todas as suas exportações seriam destinadas a ela