Mercantilismo E Sistema Colonial
Curso de ensino médio 1° ano
Trabalho de Historia
Mercantilismo e Sistema Colonial
Trabalho apresentado a prof. Walkiria Da Silva Moreira
Nome: Gustavo Cardoso n°14 1°B
Nome: Diego Gonçalves de Andrade n°6
Nome: Vinicius Soares n° 38
Nome: André De Sousa Santana n°2
Mercantilismo e Sistema Colonial
Ao consolidar a centralização política, muitos governos dos estados nacionais na Europa ocidental desenvolveram um conjunto de práticas econômicas que ficou conhecido como mercantilismo.
Politica econômica do estado moderno
O termo Mercantilismo é utilizado por alguns economistas e historiadores para designar o conjunto de práticas econômicas que vigoraram o conjunto de práticas econômicas que vigoraram em países da Europa ocidental de meados do século XV
Práticas Mercantilistas
Vejamos então algumas práticas do mercantilismo:
Metalismo: No inicio da idade moderna a riqueza de um estado passou a ser medida pela quantidade de metais preciosos que ela possuíra.
Balança comercial favorável: Um dos principais meios utilizados pelo estado para acumular riquezas, ou seja, as explorações deviam superar as importações.
Protecionismo: O estado devia também dificultar a entrada de produtos concorrentes, a fim de resguardar seu mercado interno.
Intervencionismo estatal: O estado tinha que intervir na economia, no controle dos preços e da quantidade de mercadorias comercializadas, entre outras medidas.
A palavra mercantilismo
O termo mercantilismo foi cunhado mito tempo depois de aparecer como pratica econômica.
Consta que a palavra teria sido usada pela primeira vez pelo economista escocês Adam Smith, para se referir, às politicas econômicas intervencionistas dos governos de sua época.
Tipos de Mercantilismo
Ao ser praticado pelos governos dos países europeus Mercantilismo foi adquirindo características especificas em cada uma delas, uma classificação messe período em países distintos:
Metalismo: Centrado na obtenção