Mercados Financeiros
Baltazar Davane Smbuleiro
UNIVERSIDADE MUSSA BIM BIQUE
2014-05-13
sumbuleiro@gmail.co.mz baltazardavanesumbuleirosumbul@gmail.co.mz MERCADOS FINANCEIROS
É sector da economia responsável pela captação de recursos entre investidores para financiar actividade produtiva ou simplesmente gerar lucros para quem empresta dinheiro. Tanto o governo quanto as instituições privadas podem fazer a captação. Mais, em geral, ela acontece nas diversas bolsas de valores, corretoras, bancos e seguradoras. O gerenciamento dessa prática é regulado pelo governo dos países por meio de uma rede de instituições, em que se destacam o banco central.
OBJECTIVOS
• Fornecer ao futuro utilizador os instrumentos necessários (conceitos, processos e metodologias de trabalho) que lhe possibilitem compreender e o habilitem a decidir face às aplicações alternativas oferecidas pelo mercado de capitais;
• Estabelecer o diálogo alunos/mercado e incentivar a investigação das matérias através da realização de trabalhos;
• Fornecer as bases que permitam compreender as técnicas utilizadas no desenvolvimento de produtos financeiros.
O mercado financeiro é formado pelo mercado monetário e pelo mercado de capitais. Abrange todas as transacções com moedas, títulos e as instituições que as promove: Banco central, caixas económicas, bancos estaduais, bancos comerciais e de investimento, corretoras de valores, distribuidoras de títulos, fundos de investimento e as bolsas de valores.
Uma nova emissão de títulos aumenta a quantia de dinheiro mantida pela empresa e a quantidade de acções ou obrigações mantidas pelo. Nessa emissão é conhecida como emissão primária e é vendida pelo mercado primário.
Mercado primário
Refere -se a colocação inicial de um título. É aqui onde o emissor toma e obtêm os recursos. Os lançamentos de novas acções no mercado, de forma ampla e não restrita à subscrição pelos actuais accionistas, chamam-se lançamentos públicos de acções.
Mercado