mercadologica
A idéia de ambiente de marketing é defendida por KOTLER (1998, p.47-51), pois para ele a administração de marketing está inserida no macroambiente e no microambiente.
O objetivo de estudar os ambientes de marketing é estudar as mudanças que estão ocorrendo no ambiente empresarial e o que as empresas podem (e devem) fazer para se adequar a estas mudanças.
O ambiente onde a empresa está inserida oferece tanto Oportunidades quanto Ameaças e a empresa deve valer-se de pesquisas para observar esse ambiente e suas mudanças. Com a análise dos ambientes é possível, e é preciso, adaptar as variáveis internas (controláveis) às variáveis externas (incontroláveis).
Esta adaptação estratégica da empresa ao seu ambiente de negócio é o MARKETING MIX ESTRATÉGICO.
Macroambiente e Microambiente
No Microambiente temos o mercado e a empresa, como exemplo do setor de turismo, onde podemos analisar o próprio hotel (empresa), os fornecedores, os intermediários, os clientes, os concorrentes e os públicos, onde no microambiente existem as variáveis internas que são controláveis (empresa) e as variáveis externas que não são controláveis (mercado).
No Macroambiente é fundamental estudar o ambiente demográfico, o ambiente econômico, o ambiente natural, o ambiente tecnológico, o ambiente político/legal e o ambiente cultural.
Não se pode deixar de enfatizar que a ética e a responsabilidade social fazem parte do macroambiente, mas estão presentes também nos microambientes.
Estas análises dos ambientes auxiliam o profissional de marketing a desenvolver suas estratégias de trabalho, garantindo o retorno de seus investimentos, gerando lucro para a empresa e respeitando os princípios da responsabilidade social, junto às comunidades e meio ambiente.
Percebe-se claramente que as atividades de marketing devem ser desempenhadas com base em uma filosofia bem fundamentada, através de um marketing eficiente, eficaz e responsável.
MACROAMBIENTE
Monitoramento das