Mercado Turistico
De acordo com Herman von Schullern (1910):
“Turismo é a soma das operações, principalmente de natureza econômica, que estão diretamente relacionadas com a entrada, permanência e deslocamento de estrangeiros para dentro e para fora de um país, cidade ou região”. Segundo a OMT (Organização Mundial do Trabalho), o turismo é um ramo econômico que mais cresce no mundo, ou seja, possui uma ampla procura no mercado no mercado turístico.
Com o passar dos anos e com as mudanças decorrentes do desenvolvimento econômico e tecnológico o conceito de mercado passou por transformações de acordo com o momento histórico e cultural de cada sociedade. De maneira leiga entende-se por mercado como um local, ou seja, um espaço geográfico onde são estabelecidas relações comerciais. Esta se constituía como a primeira conceituação de mercado existente.
Estes espaços possuíram uma importância para a construção e desenvolvimento de uma sociedade, pois, abrangia desde o fortalecimento da economia com a troca, compra e venda de mercadorias, como também desenvolvia e fortalecia a cultura local.
Atualmente quando nos referimos ao mercado este não possui mais uma demarcação geográfica apenas, seu conceito se estende a espaços mais abrangentes, a setores, a qualificação profissional, a oferta e procura de produtos e serviços, entre outros. Apesar dos economistas considerarem o mercado como um espaço não mais delimitado o mesmo ainda possui a relação compra e venda e agora com uma maior variedade de compradores.
Desta forma percebemos que o homem como um ser social, está sempre em busca do desenvolvimento de suas relações sociais, e entre elas o mercado, que não ocorre mais só com a compra e venda, mas permeiam diversos outros segmentos importantes para a vida em sociedade. De acordo com BENI “os mercados constituem um sistema de informação que permite a milhares de agentes econômicos, produtores e consumidores”.
MERCADO TURISTICO “(...) em sua