Mercado Textil
A indústria têxtil brasileira possui importante potencial de expansão, devido ao tamanho do mercado de consumo e à inserção de milhões de novos consumidores provocada pela melhoria e estabilidade da economia. No entanto, esse processo de crescimento da Indústria Têxtil foi acompanhado por relevante expansão das importações de produtos manufaturados, inclusive têxteis. Se isso representou, de fato, perda de mercado para o produtor nacional, também significou forte estímulo à modernização do parque produtivo visando ganhos de competitividade na qualidade e preço.
CONCORRÊNCIA E INOVAÇÃO
A Indústria Têxtil é mundialmente muito competitiva. O cenário internacional do setor mostra uma concorrência acirrada. Os mercados procuram diferenciais e também buscam evoluir seus produtos, criando marcas, melhorando design e modelagem, mas o Brasil tem ficado para trás e peca principalmente no quesito inovação. Apesar de ter mais de 32 mil indústrias no nosso território e ser um dos poucos países que detêm o know-how de todos os elos da cadeia, o setor é falho e precisa se esforçar mais para se desenvolver, inovar e criar uma cadeia sustentável.
O crescimento sustentável das organizações tem obtido importância relevante, nos tempos atuais. As empresas que adotam padrões de sustentabilidade, equilibrando aspectos econômicos, sociais e ambientais, tendem a ganhar vantagem competitiva no novo ambiente que está se formando. Esse novo ambiente pode ser caracterizado pela expectativa do consumidor em interagir com organizações que sejam éticas, com boa imagem institucional no mercado e que atuem de forma ecologicamente responsável.
O Brasil tem realizado esforços para aumentar sua capacidade competitiva internacional. Algumas empresas brasileiras nos segmentos de roupas profissionais, moda íntima, fitness, entre outros, estão no caminho certo, rumo à inovação e à tecnologia com a criação de tecidos inteligentes, o uso da nanotecnologia e o reaproveitamento de resíduos