Mercado são sebastião como produto cultural.
Os mercados populares tem grande relevância história, social e cultural, uma vez que além de serem um espaço de trocas materiais são também um espaço de trocas simbólicas. É no mercado que o “tradicional” e “contemporâneo” se encontram. São estes espaços, portanto, potenciais produtos turísticos a serem desenvolvidos pelo poder público e pela iniciativa privada, uma vez que é crescente a demanda do turismo cultural.
Por estas características iremos desenvolver neste trabalho a hipótese do mercado popular enquanto produto turístico a ser desenvolvido e explorado. Para tanto iremos analisar o caso particular do Mercado São Sebastião localizado no centro da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará.
O objetivo geral verificar a existência de potencial turístico do Mercado São Sebastião. Dentre os objetivos específicos estão Analisar como os mercados podem ser explorados enquanto aparelhos turísticos cultural. Verificar a atual potencialidade do Mercado São Sebastião enquanto produto turístico cultural.Compreender a importância desse mercado para a cidade de fortaleza e projetar o seu futuro enquanto produto turístico.
A partir da definição da área de estudo o Mercado São Sebastião e da focalização do objeto de trabalho que é desenvolver o local como produto turístico por meio da: pesquisa em documentos bibliográficos e documentais que tenham conceitos sobre cultura e patrimônios culturais; pesquisa em monografias e teses que falam sobre mercados populares; e pesquisa de campo na secretaria de turismo do estado e do município, no mercado São Sebastião, na secretária do centro de Fortaleza e no corpo de bombeiros do Ceará.
BREVE HISTÓRICO DOS MERCADOS POPULARES
1.1 Acepções Sobre Mercado
Desde que o homem surgiu na Terra ele faz deslocamentos, mudando de lugar para comer e se abrigar foi a partir daí que o homem conhece novas terras e novos povos, mas foi só na idade antiga que esses deslocamentos tiveram uma caraterística de