Mercado Pet
CENTRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO
O MERCADO E AS RELAÇÕES DE CONSUMO PET
CAXIAS DO SUL
2014
1 INTRODUÇÃO
Com uma população de animais de estimação que já ultrapassa a metade do número de habitantes, o Brasil possui um mercado voltado a esse segmento – o chamado mercado pet – já consolidado e que figura entre os maiores do mundo.
Partindo dessa realidade, este trabalho busca entender que fatores que levaram e continuam levando ao crescimento deste mercado, como o aumento do poder aquisitivo da população que possibilitou um maior consumo de produtos e serviços do segmento, além do fenômeno de humanização dos animais, que são tratados cada vez mais como membros da família.
A pesquisa bibliográfica e de levantamento de informações, além da busca de dados, ajudam a entender a atual situação do mercado pet no país, desde os setores consagrados como o de alimentação e saúde, até a análise de inovações que estão surgindo e da comunicação publicitária do setor.
2 HISTÓRICO DO MERCADO PET
O mercado de pet shop no Brasil é relativamente recente, porém, tudo indica que o sucesso deste mercado em outras regiões do planeta esta próximo de acontecer em nosso país.
Fenômenos como a humanização dos animais de estimação, a qual esta diretamente ligada à evolução do consumo de produtos e serviços voltados para este novo tipo de consumidor, torna-se cada vez mais relevante enquanto atividade econômica. Resta agora saber qual tipo de canal será privilegiado pelos consumidores, uma vez que o potencial de mercado de animais coloca em cena novos modelos de lojas, cada vez mais diferenciadas, enquanto que outros canais já consagrados (Hipermercado e Supermercado) também se preocupam com sua participação nesta evolução. Enfim, entender o comportamento de compra neste novo consumidor é primordial para saber qual e melhor decisão a ser tomada de forma não só de acompanhar o crescimento, como também aumentar sua