Mercado monetario
O mercado monetário consiste essencialmente em instituições financeiras e brokers, que por sua vez podem intermediar os instrumentos de curto prazo por conta de outras instituições não-financeiras. Os prazos de financiamento e aplicações neste mercado são tipicamente abaixo de 13 meses.
CONCEITO
O Mercado Monetário (money market) é uma das subdivisões do Mercado Financeiro, é onde ocorrem as captações de recursos à vista, no curtíssimo e no curto prazo.
Como qualquer outro mercado, é um local onde interagem compradores e vendedores para determinar o preço a quantidade a transaccionar de determinado bem. No caso do mercado monetário, o bem transaccionado é moeda e o preço a taxa de juro. Nele podem ser distinguidos diversos segmentos, nomeadamente o mercado do crédito (em que participam as instituições financeiras e as famílias em empresas), o mercado monetário interbancário (em que os intervenientes são as instituições financeiras que cedem liquidez entre si), o mercado de operações de open market (em que participam o banco central e as instituições financeiras).
O Mercado Monetário é constituído pelas instituições do mercado financeiro que possuem excedentes monetários e que estejam interessadas em emprestar seus recursos em troca de uma taxa de juros. Também é composto por aqueles agentes econômicos com escassez de recursos, que precisam de dinheiro emprestado para manter seu giro financeiro em ordem. É nesse ponto que chegamos a definir os prazos. No geral, as negociações com títulos e outros ativos no mercado monetário não ultrapassam os 12 meses. Por isso figuram nesse mercado, na grande maioria dos casos, os Certificados de Depósito Interbancário e as operações de empréstimo de curto