Mercado Internacional de Biocombustíveis e Barreiras à Exportação do Etanol no Brasil
Profº. Paulo Roberto Correia da Silva
Trabalho apresentado à Faculdade de Tecnologia de Jaboticabal para a disciplina de Negócios Internacionais em Bioenergia - Fatec
Jaboticabal–SP
1º Semestre/2013
1. INTRODUÇÃO
A adoção de biocombustíveis em vários países tem levantado diversas questões no que se refere à sustentabilidade socioambiental destes bens. Atualmente, os problemas relativos ao desenvolvimento econômico mundial provêm das preocupações da comunidade internacional em face das cada vez mais importantes pressões de demanda por energia sobre as disponibilidades conhecidas e dos impactos econômicos e sociais decorrentes. Ao longo das últimas décadas, vários fatores têm contribuído para que os governos busquem alternativas para uma mudança deste perfil, entre elas os requisitos de auto-suficiência com relação ao petróleo, os efeitos econômicos advindos da elevação dos preços do petróleo no mercado internacional, o ambiente de instabilidade política que enfrentam os países produtores do petróleo, e a preocupação ambiental e ecológica onde o Protocolo de Quioto figura como delineador das políticas que visam reduzir emissões de CO2.
Neste cenário, a produção de energia renovável e especialmente dos biocombustíveis tem se convertido no topo das agendas de política energética de muitos países, estimando-se que as energias renováveis provenientes da biomassa devam movimentar expressivos volumes de recursos nas transações agrícolas internacionais. Nesta condição, surge a importância de conhecer a existência de um mercado internacional, onde vários países alcancem a auto-suficiência na produção de biocombustíveis, e tenham possibilidades de exportação, o que decorre da disposição de se pagar mais pelos biocombustíveis por uma motivação ambiental ou ecológica dos consumidores.
Os biocombustíveis se deparam com cenário favorável em função da