Mercado informal
Tema: Trabalho e saúde
Palestrante: Leny Sato : Professora Doutora, D. P psicologia Mestre PUC-SP
Palestra realizada no Campos da PUC-S.G- BH no dia 20-09-12 as 19:30 horas
Nome: Leandro Glauco Alves de Assis
Observamos que, ao trabalharmos, todos nós modificamos a natureza e nos modificamos. O ato de trabalho funciona como uma escola, mexendo com a nossa forma de pensar e de agir no mundo. Temos autores como Marx que compreendem o trabalho como a essência da humanidade dos homens, ou como Paulo freire que afirma que a cultura é dada pela forma como trabalhamos o mundo para fazer sentido para nós. A primeira proposta de reflexão que nos foi apresentada, foi como o trabalho e o desemprego se apresentavam nas chamadas queixas psicológicas . A psicologia do trabalho se apresenta selecionando a força de trabalho e a clínica recuperando e adequando os indivíduos. Ultimamente grandes empresas tem reconhecido o papel do psicólogo dentro das organizações, por isso vê-se a importância do profissional da psicologia estar preparado para entender as questões da área do trabalho, e vice versa. Essa questão de trabalho e emprego é tão marcante em nossa cultura, que na falta destes, o declínio humano se dá de forma drástica, influenciando no seu estado de saúde mental, como em um não lugar na sociedade, de forma que o isolamento social, levará o indivíduo a violência, ao roubo, a morte como forma de se achar , e se integrar neste vasto mundo, onde só tem lugar e só é reconhecido como cidadão de bem, aquele que trabalha.
O ingresso no mundo concreto do trabalho confere valor social, reproduzindo o imaginário coletivo de valorização moral ao ser trabalhador. ( Maria da Graça Correa Jacques UFRGS-RS )
Daí vem a importância que o trabalho possui na construção da identidade do individuo; tanto de si, do “ EU” quanto da identidade grupal, relacional, o outro (s).
A identidade social facilita a incorporação