Mercado fonográfico brasileiro
Ao longo de sua vida escreveu 76 livros. Entre as suas principais literárias estão presentes: - Casa Grande Senzala em 1933, falando sobre a população brasileira, isto é, da miscigenação. - Nordeste em 1937, que se tratava sobre a relação da cana-de-açúcar com o meio ambiente (ecologia e preservação). - Outro Brasil que vem aí, livro voltado para o público infantil, onde Gilberto Freyre passara o pensamento(esperança) dele em relação ao "novo" Brasil.
A Fundação Gilberto Freyre está localizada no bairro de Apipucos, no Recife. A Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre, que era a casa-grande de um antigo engenho no século XIX, foi do artista por mais de 40 anos.
A organização original foi preservada, assim como os objetos pessoais do autor, o que nos dá acesso ilimitado ao mundo em que Gilberto vivia. Cada cômodo e cada peça nos conta uma história, retrata algo que fazia parte da rotina do artista e sua família, como sua cama virada para parede, por acreditar que dormir com os pés virados para porta pode fazer você morrer cedo ou o costume de sua mulher de costurar todas as almofadas e tapetes da casa.
Sua casa era repleta de livros (ao todo 40 mil livros compõem o acervo), imagens de santos como São Francisco e Santo Antônio, quadros de sua