Mercado Financeiro
O Mercado Financeiro é um mecanismo que permite a compra e a venda de valores mobiliários, mercadorias, câmbio e outros bens.
É o setor da economia responsável pela captação de recursos entre investidores para financiar atividades produtivas ou simplesmente gerar lucros para quem empresta dinheiro. Tanto o governo quanto a instituições privadas podem fazer a captação.
O Mercado Financeiro foi criado e existe para equilibrar a economia, repassando recursos dos agentes econômicos superavitários para os agentes econômicos deficitários. Geralmente as pessoas procuram o mercado financeiro para ter uma garantia, pois quando é aplicado o dinheiro no sistema financeiro o governo garante até vinte mil reais por instituição financeira e por CPF em caso de falência da instituição.
Agente econômico superavitário é aquele que tem sua receita maior que sua despesa, dispõe de poupança e desejam investir suas economias para aumentar os seus ganhos.
Agente econômico deficitário é aquele que tem um gasto maior que sua receita e necessitam de créditos para complementar suas necessidades de renda para poder consumir um bem ou um serviço.
Mercado de Crédito é onde se realizam operações de financiamento ao consumo em curto prazo, de consumo corrente e dos bens duráveis, além do capital de giro das empresas. Os principais atuantes deste mercado são bancos comerciais e múltiplos, além de companhias financeiras, resumindo o mercado de crédito incentiva o consumo.
Mercado de Capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, aquisições de imóveis por prazo indeterminado que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. Dentro dos mercados capitais está o mercado de ações.
Mercado de Câmbio para regulamentar, fiscalizar as operações de troca de moeda com Brasil e com o mundo. Os importadores no Brasil são obrigados a comprar moeda estrangeira para pagar suas operações.
Mercado monetário é