MERCADO FINANCEIRO
Conservador, Moderado ou Agressivo. Qual o seu perfil?
O perfil do investidor pode ser determinado com base em vários aspectos. Algumas questões definirão se você é um investidor agressivo, moderado ou conservador, mas o mais importante é que você assuma o perfil de investidor definido por você e não por instituições financeiras.
Você pode ter um perfil conservador e estar disposto a perder R$ 5.000,00 reais no mercado de ações. Ou, você pode ter um perfil agressivo e estar passando por uma situação delicada que requer cautela. A avaliação deve ir além de simples questões em um formulário. É preciso analisar o recurso financeiro disponível, o objetivo do investimento, personalidade, mercado financeiro, conhecimento dos investimentos, afinal, um investimento não deve ser motivo de preocupação constante.
Outro fator de extrema importância é que o perfil pode não ser definitivo e sim momentâneo. Você pode ter a sua fase de conservador, moderado ou de agressivo quanto aos seus investimentos, mas o importante é saber que quanto mais informação referente ao investimento, maior será a segurança e a ciência dos riscos envolvidos.
Conheça um pouco mais sobre cada perfil e saiba onde você mais se enquadra. Conhecendo a si mesmo, você perceberá qual investimento é mais adequado ao seu perfil.
Conservador
O investidor Conservador faz questão de ter segurança em seus investimentos, o que implica em menores riscos. O Conservador não suporta a instabilidade dos mercados de renda variável. Não suportar perder dinheiro para ganhar dinheiro. Seu principal foco é a preservação de seu patrimônio por meio de investimentos sólidos.
Uma clara característica do Conservador é que ele não consegue dormir se estiver correndo risco nos seus investimentos. Para ele, investir em ações significa viver mediante uma imensa tormenta. Qualquer variação negativa do mercado variável o fará entrar em desespero.
Para esse investidor os investimentos de renda fixa podem gerar