Mercado dos tablets
O mercado de tablets atualmente vive um cenário de intensa concorrência e aprimoramento tecnológico. Dentro desse cenário observamos a clara disputa entre duas empresas enormes de tecnologia em busca da maior base de clientes possível.
Apple e Google atuam no mesmo mercado com base em estratégias bastante diferentes. A Apple com o lançamento do Ipad 1 inseriu o conceito dos tablets no mercado mundial e para isso seguiu a plataforma utilizada em seus outros produtos. Assim como no iphone a Apple desenvolve seu próprio hardware e sistema operacional que só é utilizado pela própria empresa. Já o Google não produz o tablet, mas licencia o seu sistema operacional Android para que outras empresas como LG e Samsung o utilizem em seus produtos.
Dessa forma a Apple compete em todos os âmbitos no mercado em questão, afinal ela é a única empresa que desenvolve tanto as plataformas quanto os produtos em si.
Atualmente a Apple conta com expressiva vantagem de participação de mercado em relação aos outros players, porém o Google espera atingir neste novo mercado o mesmo sucesso obtido com a plataforma Android no setor de smartphones, onde o share da empresa é de 44%. Se tal fator se concretizar a concorrência no âmbito do tablet em si também tende a aumentar bastante, afinal diversas empresas como Dell, Motorola, Acer e outras mais já revelaram a intenção de entrar no mercado de tablets utilizando a plataforma do Google.
A seguir compararemos com base nos conceitos de Shapiro e Varian, vistos em sala, Apple e Google no mercado de plataformas. E a titulo de ilustração compararemos também o tablet líder de mercado Ipad (IOS-Apple) com o novo Samsung Galaxy (Android- Google).
Apple x Google
Do ponto de vista de ativos chave, os dois sistemas operacionais possuem grandes diferenças. A base de clientes da Google é formada, principalmente, pelos usuários de seus serviços de email, do Youtube, de Smartphones e Tablets que possuem sistema operacional Androide. Por