Mercado de Água Mineral
DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE VIVÊNCIA EMPRESARIAL
Nomes: Vivian Helena Kohn e Édis Santos da Silva
Data: 16/04/2014
TEMA: Água Mineral Engarrafada
1) Descrever o produto e suas utilidades, bem como formas de agregar valor ao mesmo. Pelo Código Brasileiro de Águas Minerais, de 1945: "Águas Minerais são aquelas provenientes de fontes naturais ou artificialmente captadas, que possuem composição físico-química definidas e constantes com propriedades distintas das águas comuns, com características que lhe confiram uma ação medicamentosa.” Portanto, são as águas que possuem componentes químicos adicionados, como sais, compostos de enxofre e gases que já vêm dissolvidas na água, advindas de rios, riachos ou poços artesianos.
Algumas águas minerais são captadas também de locais que já apresentaram alguma atividade vulcânica, o que costuma lhes agregar valor, devido à composição de seus minerais. Cada fonte fornece um tipo de água mineral diferente, pois o controle de elementos é feito pela natureza. Por isso as águas têm muitas e diferentes classificações, dadas de acordo com os níveis de certos componentes, temperatura e características físicoquímicas, que são indicadas nos rótulos. A categoria de águas envasadas do Brasil se divide em dois segmentos: águas sem gás e águas com gás.
O ser humano elimina, em média, 2,5 Litros de água por dia. Essa quantidade de líquido necessita ser reposta para que o organismo funcione bem. Os alimentos repõem cerca de 1,5 Litro de água e o restante, que complementa o equilíbrio hídrico diário, deve ser ingerido da forma mais pura e natural possível, benefício oferecido pela água mineral. A água mineral em garrafa tem muitos benefícios, tais como ser refrescante, sem calorias, fácil de comercializar e carregar, mais saborosa que algumas águas de filtros comuns e muito mais saudável que os refrigerantes.
Há muitas formas de se agregar valor ao produto, desde a produção até o