Mercado de trabalho
O mercado de trabalho é a relação entre oferta de trabalho e a procura de trabalhadores, além de crescimento de pessoas e empresas, que provocam o surgimento e as condições dessa relação.
Quando o assunto é mercado de trabalho, automaticamente também se fala em empreendedorismo, pois ambos estão ligados a todo tempo e vemos grandes exemplos disso até mesmo nas ruas por onde andamos. Porém é necessário saber distinguir quando é teoria e quando se põem na prática.
Tratando-se da parte teórica, pode ser considerada a mais fácil, porque é quando se tem ideias do que fazer ou de como fazer, e de possibilidades que fazem com que esta ideia inicial seja levada a diante. Porém na prática pode-se encontrar problemas que por imediato não se saiba como resolver, e possivelmente, não se teria pensado nisso quando a ideia ainda estava apenas na teoria.
No mercado de trabalho, ou seja, para a empresa, a prática é tida como técnica ou ação utilizada para resolução ou execução de alguma tarefa, ou seja, a famosa “mão na massa”, por outro lado, a teoria é vista como conceito intelectual, o conhecimento de algo propriamente dito.
Não é necessário ter dinheiro para ser um empreendedor ou para entrar no mercado de trabalho, mas é preciso ter experiências anteriores., o que pode ser fundamental na hora da contratação.
Dificilmente uma empresa contrata uma pessoa que nunca teve qualquer tipo de experiência profissional em sua vida, seja ela em qualquer área, prestando qualquer serviço ou atividade. Experiência é útil porque permite compreender mais rápido o que significa a vida corporativa e todo o dia a dia e rotina de um trabalho, além do que, quando existe uma boa experiência anterior, tratando-se de um bom currículo e boas atividades e qualidades, não é apenas o empregado quem sofre por ter opções, mas também existe uma concorrência entre as empresas na hora da contratação, o que se pode chamar de impacto de mercado ou, no caso das empresas, de