Mercado de trabalho
A Empresa Ringo Foto, situada no Centro de São José do Rio Preto/SP, tem aproximadamente 35 funcionários atualmente e de acordo com Marinela de Mello Pereira – Sócia responsável pela Empresa; “desde a gestão de Juliana Camargo – Profissional de Recursos Humanos, sempre houve pouca rotatividade de colaboradores e nunca até o momento aconteceu reclamações trabalhistas judicialmente, devido à ajuda indispensável da mesma. E o processo de comunicação entre os funcionários e o RH sempre foi, está sendo e será essencialmente importante para o crescimento da Empresa e a satisfação de todos”. Juliana Camargo, com 32 anos, atua há 10 anos na área de Departamento Pessoal e Recursos Humanos, e aceitou tranquilamente responder a entrevista com perguntas diversas sobre Recursos Humanos. A entrevista será preenchida inteiramente com palavras reais da entrevistada.
2 ENTREVISTA
• Perguntas diversas envolvendo Recursos Humanos.
2.1 Quais os fatores impeditivos para que o RH torne-se efetivamente estratégico? O principal impedimento no meu ponto de vista é a falta de entendimento da função, tanto por parte dos empregados quanto dos empregadores, mais por parte dos empregadores que são os maiores interessados, às vezes a empresa não dá a autonomia suficiente para o profissional exercer corretamente a função dentro da empresa. O próprio empregador boicota essa autonomia, acaba ficando mais no papel do que no ato propriamente dito.
2.2 A função de RH pode ser absorvida pelas linhas de gestão? Se eu entendi corretamente “linhas de gestão”, a função de RH para melhores resultados deve ser executada somente por profissionais nesta área. Uma das funções do gestor de RH seria a ligação entre o empregador e o empregado e isso só poderia ser bem executado se o profissional estiver qualificado para tal.
2.3 O que falta para que a área de RH e alta direção falem a mesma linguagem? Falta entrosamento e talvez