Mercado de trabalho x globalização
As profundas modificações econômicas, financeiras, tecnológicas, políticas e cientificas que têm ocorrido no mundo trazem novos desafios no mundo do trabalho. A busca por conhecer novas tendências e estar atualizado reflete na maneira de viver e de trabalhar.
O mercado de trabalho tem evoluído cada vez mais com tais avanços e para acompanhar o mercado o trabalhador precisa adquirir um conhecimento amplo. Atualmente a qualidade, a produtividade e o baixo custo são os objetivos de qualquer empresa, por consequência o trabalhador precisa de uma formação adequada para ajudar e fortalecer a empresa e ter uma posição de destaque.
Ser um profissional qualificado requer investimento no bom currículo, para ser o destaque no meio de vários, e para que o selecionador perceba o diferencial e potencial que só um candidato terá para preencher a vaga merecida. O currículo deve ser eficaz e atualizado, tendo descrito as habilidades, conquistas e experiências, tudo sem exagerar, sendo real aos fatos. O próximo passo são as entrevistas, dinâmica em grupo, debates, testes psicológicos, provas situacionais, testes práticos ou provas técnicas, que vai depender de cada empresa para a seleção do candidato. Entretanto todas as empresas tem o mesmo fundamento, que é zelar pela conduta ética e metodológica correta para cada ocupação, onde o objetivo desse processo é encontrar a pessoa que apresenta maior capacidade de adequação e qualificação para aquela organização.
Atualmente a tendência no mercado de trabalho é buscar pessoas com ensino superior, as empresas afirmam que aprendizagem nunca é demais, porém muitas pessoas entram no mercado de trabalho sem cursar uma graduação. E quando já estão no mercado resolvem fazer uma faculdade. Claro que isso gera uma positividade em relação as oportunidades maiores para essas pessoas, já que hoje as oportunidades estão mais vista aos candidatos já formados. Esse fator gera uma grande vantagem em cima dos