Mercado de trabalho e mercado de recursos humanos
O mercado de trabalho ou mercado e emprego é constituído pelo conjunto de vagas, ofertas de trabalho ou de emprego oferecidos pelas organizações, em determinado lugar e em determinada época. É basicamente definido pelas organizações e suas oportunidades de emprego. Quanto maior o numero de organizações, em determinada região, tanto maior o mercado de trabalho e seu potencial de disponibilidades de vagas e oportunidades de emprego.
Emprego significa a utilização do trabalho humano. É a situação da pessoa que trabalha para uma organização ou para outra pessoa em troca de remuneração. Em economia, o termo emprego designa o uso dos fatores de produção, que incluem a terra e o capital, além do trabalho. O conjunto de empregados representa o mercado de trabalho. Já o desemprego significa a parcela da força de trabalho disponível que se encontra sem trabalho.
O mercado de trabalho funciona em termos de oferta e procura, ou seja, disponibilidade de empregos e demanda de empregos: 1. Oferta maior que a procura: há excesso de ofertas de emprego por parte das organizações e escassez de candidatos para preenchê-las.
+++ (vagas) oferta ---(candidatos) procura
Recrutamento = recursos/chamar/atrair/qualificada
Seleção = escolher
Treinamento = qualificar/ensinar/investir
Salario = pagar bom salários/atraente
Benefícios = bastante
Funcionários = confortável
A situação de oferta de emprego acarreta consequências para as organizações: Tem que investir mais em recrutamento, em treinamento de pessoal para compensar a inadequação de candidatos, os critérios de seleção mais flexíveis e menos rigorosos para compensar a escassez de candidatos, ofertas de salários + estimulantes e benefícios sociais para atrair candidatos.
As situações de oferta de empregos acarretam influencias para os candidatos: Com o excesso de vagas e de oportunidades de emprego no mercado de trabalho, os candidatos escolhem as organizações que oferecem as melhores