mercado de trabalho vesus preconceito
Pode parecer absurdo, mas ainda podemos ver exemplos de discriminação no mundo corporativo. Algumas pessoas têm aversão a outras por conta da cor da pele, da religião, da cultura, do gênero, da orientação sexual e até mesmo da região de origem.
Apesar de muito já ter mudado, ainda vemos exemplos de xenofobia, machismo ou racismo no mercado de Trabalho. Muitos destes comportamentos têm raízes históricas. A sociedade patriarcal, a tardia abolição da escravatura e a colonização do Brasil ainda exercem influência no comportamento de muitas pessoas, pois o preconceito ainda passa de geração em geração. No entanto, esse desfavor não é exclusividade do Brasil. O aumento da importação de mão-de-obra por parte dos países desenvolvidos provocou o comportamento preconceituoso de populações de várias nações ao redor do mundo, e isso só traz prejuízos.
O que é mercado de trabalho?
O mercado de trabalho esta interagindo com pessoas que procuram emprego especializado ou não especializado (Mão de Obra) e Empresas (Pessoas Juridicas) que oferecem emprego num sistema economico capitalista - tendo uma função de mercado, local ou cenario onde podemos comprar ou vender produtos e serviços - A Procura e a Oferta destes elementos e que fazem o mercado de trabalho dentro de um momento de desenvolvimento ou de recesso economico de uma determinada região.
A formação de profissionais ou a falta destes profissionais interfere no custo da procução, pois em determinado momento pode ocorrer uma deflação ou em momento de escasses pode ocorrer uma inflação dos salários. Como por exemplo um Médico para trabalhar na Região Norte do Brasil. Seu salário é 5 vezes maior que no Sul do Pais.
É a lei da Ofertas e da Procura. também vale para o mercado de trabalho que se renova cada dia, logo precisamos acompanhar este desenvolvimento já que acontece muito rapidamente na sociedade do conhecimento onde o saber viaja muito mais rapido que na sociedade medieval.