Mercado de Trabalho para o Contador
Em todo o mundo e em todos os tempos notamos que a evolução da Contabilidade ocorreu no mesmo ritmo do desenvolvimento do comércio em geral.
Antes, os profissionais de Contabilidade eram chamados basicamente de “guarda-livros”, sem contar com os que trabalhavam no serviço público que recebiam a nomenclatura de “contador geral”.
O avanço tecnológico também foi parceiro da contabilidade, pois graças a isso as fraudes são menos constantes hoje em dia e tendem a serem extintas.
Atualmente, a “evolução contábil”, é tão grande que temos contadores atuando em áreas antes não imaginadas. Graças à confiabilidade e importância do profissional contábil não podemos cogitar a possibilidade de uma sociedade sem contadores.
Diretores financeiros, Controllers, Gerentes de controles internos/auditoria interna, Gerentes contábeis e ou fiscais, Consultores tributários, Contadores, são apenas alguns exemplos das possíveis atuações de um bacharel em Ciências Contábeis.
Apesar de tamanha importância e tantos campos de atuação os Contadores ainda enfrentam problemas ao se formarem, sendo que a falta de valorização e concorrência acirrada pelos cargos mais altos podem ser explicações para isso. Contudo, a união da classe deve ser a arma usada para que vençamos mais essa batalha em prol da evolução da contabilidade. BREVE HISTÓRICO DA PROFISSÃO CONTÁBIL
A partir do momento em que os primeiros registros patrimoniais foram encontrados na Mesopotâmia (atual Iraque), os homens começaram a registrar os seus patrimônios e os primeiros livros contábeis foram escritos em papiros (tipo de folha antecessora ao papel).
Os fenícios desenvolveram as trocas em bases monetárias e simplificaram os registros (em símbolos). Já os romanos, entre outros fatores, dissiparam um sistema jurídico de contabilidade organizado, o que de fato não conseguiu impedir a Queda do Império Romano.
No ano de 1201 os árabes com suas obras manuscritas de contabilidade influenciaram o comércio na