Mercado de futuro e a bolsa de mercadorias
Osasco, 2013
TÓPICOS EM FINANÇAS II
MERCADO DE FUTURO E A BOLSA DE MERCADORIAS
Introdução
O Mercado Futuro pode ser compreendido como os participantes se comprometem a comprar ou vender um valor fixo com uma quantidade estipulada a uma liquidação futura.
No mercado futuro o desembolso é ajustado diariamente, ou seja, todos os dias são verificadas as alterações de preços dos contratos para apuração das perdas de um lado e dos ganhos do outro, realizando-se a liquidação das diferenças do dia.
O contrato futuro tem alguns pontos positivos, como:
* Padronização Acentuada; * Elevada Liquidez; * Negociação transparente em bolsa mediante pregão; * Possibilidade de encerramento da posição com qualquer participante em qualquer momento; * Utilização do mecanismo das margens depositadas em garantia e do ajuste diário.
Porém existem seus pontos negativos para esta ferramenta, que são:
* Exigir elevada movimentação financeira devido aos ajustes diários; * Custo mais elevado; * Necessário o depósito de garantias.
Este mecanismo é mais um utilizado dentro da Bolsa de Valores do Brasil e do Mundo, por este motivo quem tem interesse em trabalhar nesta área ou investir em bolsas deve conhecer um pouco de cada mecanismo, inclusive Mercado Futuro.
Bolsa de Mercadorias e Futuros - Origem e o que são
A BM&F – Bolsa de Mercadorias &Futuros – nasceu da fusão entre a bolsa de
Mercadorias de São Paulo (BMSP – criada por empresários paulistas em 1917), a Bolsa Mercantil & de Futuros, criada em 1985/86, e a Bolsa Brasileira de Futuros (BBF), fundada em 1983 e Sediada no Rio de Janeiro.
Os pregões da Bolsa Mercantil &de Futuros (BM&F), que foi fundada em julho de 1985, começaram a funcionar em 31 de Janeiro de 1986. Em pouco tempo, conquistou posição invejável entre suas congêneres, ao oferecer à negociação produtos financeiros em diversas modalidade