Mercado de credito
MERCADO DE CRÉDITO
Mercado de crédito é o nome dado à parte do sistema financeiro onde ocorre o processo de concessão e tomada de crédito.
O mercado de crédito envolve duas partes, uma credora e outra devedora, que normalmente estabelecem uma relação contratual entre si, podendo ser formal ou informal. Esta situação sugere que uma das partes, a credora conceda liquidez à outra, mediante um premio de liquidez ou de risco, comumente intitulado de juros. Nesta relação à parte credora oferece um bem a parte devedora, que na sociedade capitalista é a moeda fiduciária ou escritural.
Também é definido como sendo um mercado para concessão de mercadoria, serviço ou importância em dinheiro, para pagamento futuro.
São classificadas, neste mercado, todas as operações de financiamento e empréstimo de curto e médio prazo para pessoas físicas ou jurídicas. Com o objetivo de aquisição de bens de consumo corrente, de bens duráveis e ativos permanentes. Também visa suprir as necessidades de vários agentes econômicos e para as empresas concede a utilização de créditos diversificados para o seu capital de giro.
O mercado de crédito serve de alavancagem para a maioria das economias desenvolvidas do mundo, já no Brasil este mercado ainda tem pouco expressão, devido a taxa de juros no Brasil estar entre as mais altas do mundo. No entanto o mercado de crédito está em grande expansão, segundo a FEBRABAN em julho de 2008 o crédito alcançou o seu recorde histórico, chegando a 37% do PIB brasileiro, ultrapassando a casa de 1 trilhão de reais, onde o crédito destinado a pessoa física corresponde a cerca de 370 bilhões de reais.
Desconto Bancário de Títulos
O desconto de títulos é um adiantamento de recursos feito pelos bancos conforme os valores de duplicatas ou notas promissórias. O cliente transfere o risco de suas vendas a prazo para o banco, porém há a garantia por aval no caso de não haver o pagamento do título descontado.
OBS: Essa linha de crédito