Mercado de capitais
O Mercado de capitais é composto por um conjunto de instituições que negociam com títulos e valores mobiliários, objetivando a canalização dos recursos dos agentes compradores para os agentes vendedores, ou seja, o mercado de capitais representa um sistema de distribuição de valores mobiliários que tem o propósito de viabilização das empresas e dar liquidez nos títulos emitidos por elas. Desta forma o seu objetivo é:
• contribuir para o desenvolvimento econômico, atuando como um propulsor de capitais para os investimentos, estimulando a formação de poupança privada;
• permitir e orientar a estruturação de uma sociedade pluralista, baseada na economia de mercado, permitindo a participação coletiva de forma ampla na riqueza e nos resultados da economia.
Sendo o mercado de capitais de suma importância para o desenvolvimento econômico de um país, faz-se necessário entender o processo evolutivo que envolve as atividades econômicas.
Atividades Econômicas
O processo evolutivo da atividade econômica é originado do trabalho, da produção, do consumo, da poupança e do surgimento do Mercado Financeiro. Inicialmente, cabe destacar que:
• a microeconômica é o ramo da ciência econômica voltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo (indivíduos e famílias); ao estudo das empresas e ao estudo da produção de preços dos diversos bens, serviços e fatores produtivos.
• a macroeconomia estuda o comportamento do sistema econômico por um reduzido número de fatores, como a produção ou produto total de uma economia, o nível de emprego e poupança, o investimento, o consumo, o nível geral dos preços. Seus principais objetivos estão no rápido crescimento do produto e do consumo, no aumento da oferta de empregos, na inflação reduzida e no comércio internacional vantajoso.
Em síntese a diferença básica entre micro e macroeconomia é que a primeira trata do estudo da atividade econômica do indivíduo ou da empresa, enquanto que a segunda, mais