mercado de capitais
CAMPUS JUNDIAI
MERCADO DE CAPITAIS
NOME:
Jundiaí
2013
Introdução
Com o processo de Globalização que resultou em um intenso intercambio entre os países, cada vez mais o mercado acionário vem adquirindo uma crescente importância no cenário financeiro internacional.
Seguindo essa tendência mundial, os países em desenvolvimento procuram abrir suas economias para poder receber investimentos externos. Assim, quando mais desenvolvida é uma economia maia ativos é o seu mercado de capitais.
Por ser um canal fundamental na captção de recursos que permitem o desenvolvimento das empresas, gerando novos empregos e contribuindo para p progresso do País, o mercado acionário também se constitui em uma importante opção de investimento para pessoas e instituições.
Mercado de Capitais
O que é?
O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.
Estrutura do mercado de capitais
O Mercado de Capitais é constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. O mesmo é subdividido em Mercado Primário e o Mercado Secundário.
No Mercado Primário é onde se negocia a subscrição de novas ações ao público, isto é, onde os valores mobiliários circulam pela primeira vez e onde a empresa obtém o capital para seus empreendimentos, pois o dinheiro da venda vai para a empresa.
Já o Mercado Secundário são as demais negociações com esses títulos, como simples trocas de possuidores, pois a empresa emissora já não terá mais contato com o dinheiro proveniente dessas trocas. Esse último mercado se caracteriza também pelas negociações realizadas fora das bolsas, em negociações que denominamos como mercado de balcão, trazendo dessa forma mais liquidez para esses ativos