mercado de capitais
Adriana Aparecida Martins de Oliveira RA: 1104140
1. Introdução
O contexto econômico atual se caracteriza pela alta competitividade, pela sofisticação dos consumidores e pela velocidade em que ocorrem as mudanças. A efetividade operacional, baseada na redução dos custos, no aumento da produtividade e na melhoria dos produtos é atualmente um imperativo para que as empresas consigam competir num mercado cada vez mais acirrado. Diante deste cenário, surge de maneira estratégica, a alternativa da Abertura de Capital da empresa.
Essa nova perspectiva vem se tornando uma realidade para as empresas brasileiras, apesar do mercado de capitais no Brasil ainda não ser totalmente desenvolvido. As pequenas e médias empresas brasileiras, que lutam contra a indisponibilidade de recursos, não encontram fontes atraentes de financiamento, os juros são altos e os bancos não se arriscam em financiar projetos de empresas iniciantes.
Por hora, o financiamento por meio do mercado de capitais tem gerado grandes resultados e é uma opção imediata e constante de captação de recursos financeiros permanentes, podendo ampliar a divulgação da imagem da empresa para um público amplo de investidores e parceiros comerciais.
A empresa Leite & Light Alimentos Ltda. decidiu abrir o capital na BOVESPA, pois, enxerga como oportunidades o aumento das exportações e a expansão no território nacional.
Este trabalho irá abordar, através de um referencial teórico e de pesquisas qualitativas, o processo de abertura de capital na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) que será realizado pela empresa Leite & Light Ltda., tendo como objetivo analisar a importância desse processo e suas vantagens e desvantagens.
2. Desenvolvimento
2.1 Metodologia
O presente artigo buscará analisar qualitativamente os dados coletados. Segundo Gil (2002) esse tipo de pesquisa usa vários tipos de