Mercado de capitais
Introdução
Este trabalho é resumo de três tópicos fundamental para o Mercado de Capital que são o Mercado à vista, Mercado de Opções e Mercado a Termo, baseado na edição atualizada do Livro Mercado Financeiro de Assaf Neto, Alexandre, 2000.
Temos as seguintes definições
• Mercado à vista – È o mercado onde se realizam diariamente operações de compra e venda de ações ou direitos sobre ações emitidos pelas empresas abertas registradas em Bolsa. • Mercado de Opções – È o mercado que o investidor negocia não a ação e sim o direito de comprar ou vender, até determinada data, uma quantidade de ações a um preço pré-estabelecido. Neste mercado são negociadas tanto as opções de compra (call) como as opções de venda (pull) de ações. A ação a ser comprada ou vendida no dia de vencimento da opção tem o nome de ação-objeto. • Mercado a Termo – È a operação pela qual comprador e vendedor formalizam um contrato de compra e venda de ações de uma empresa para liquidação futura com preço pré-determinados no presente. A operação se dá em lotes-padrão.
Mercado à Vista de Ações
À medida que a economia se expande, mais relevante se apresenta o sistema de distribuição de valores mobiliários como fator multiplicador da riqueza nacional. O sucesso dos investimentos produtivos está cada vez mais dependente da participação dos acionistas, cujos interesses de participação nos resultados impulsionam o crescimento das empresas.
As empresas têm diversas alternativas de financiamento, obtidas principalmente de empréstimos (capital de terceiros), geração e reinvestimentos de lucros e aporte de capital de acionistas. É por meio da participação dos proprietários que as empresas adquirem melhores condições financeiras de viabilização de seus projetos de investimentos, tanto pela natureza permanente da captação, como pelo baixo comprometimento do caixa.
A função básica do mercado de capitais é a de promover a riqueza nacional por meio