MERCADO DE CAPITAIS M Dulo A FEITO
Overview do Módulo:
O sistema financeiro é um conjunto de instituições cuja função é promover e facilitar a transferência de recursos dos agentes superavitários (poupança disponível) para os setores deficitários da economia (setores carentes de investimentos para produção).
Objetivo do Módulo:
Ao final deste módulo o aluno deve ser capaz de:
- entender como é a estrutura, a importância e as funções básicas do Sistema Financeiro Nacional.
Atividades de Aprendizado:
Neste módulo serão realizadas as seguintes atividades:
- O professor fará uma exposição sobre os conceitos.
- Todos os alunos deverão entregar a preparação prévia.
- Campeonato de questões sobre o sistema normativo do sistema financeiro nacional.
Preparação Prévia:
- Leitura e resumo do cap. 1 da bibliografia básica (LIMA et. al., 2006) ou consultar outra fonte que compreenda completamente o tema do módulo.
- Considerando os órgãos que compõem o subsistema normativo do sistema financeiro nacional, elaborar questões para se realizar um campeonato entre grupos na sala de aula.
O Sistema Financeiro Nacional é um conjunto de instituições, órgãos e afins que controlam, fiscalizam e fazem as medidas que dizem respeito à circulação da moeda e de crédito dentro do país. O Brasil, em sua Constituição Federal, cita qual o intuito do sistema financeiro nacional: “O Sistema Financeiro Nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir aos interesses da coletividade, em todas as partes que o compõem, abrangendo as cooperativas de crédito, será regulado por leis complementares que disporão, inclusive, sobre a participação do capital estrangeiro nas instituições que o integram".
O Sistema Financeiro Nacional pode ser divido em duas partes distintas: Subsistema de supervisão e subsistema operativo. O de supervisão se responsabiliza por fazer regras para que se definam parâmetros para transferência de recursos entre uma parte e