MERCADO DE CAPITAIS PROVA FINAL
1º índices descontam tudo: (1)todo valor que afeta a oferta X demanda está refletido no índice; (2)o índice já desconta eventos futuros; (3)acontecimentos são absorvidos.
2º três tendências de mercado: (1)primário: movimento longo que pode ser tanto de alta quanto de baixa e que leva a uma grande valorização ou desvalorização dos ativos; (2)secundário: movimentos de correção da tendência primaria; (3)terciaria: pequenos movimentos entorno de uma tendência secundaria.
3º três fases dos movimentos: Fases do Mercado de Alta Fase 1: (acumulação) No início da alta o mercado começa a ser propulsionado por investidores mais qualificados, que percebem logo que novos ventos estão soprando. Enquanto isso, a maioria ainda acredita que o pior ainda está por vir, o que permite aos investidores de elite comprarem papéis muito baratos. As notícias apresentadas pela mídia refletem as expectativas negativas da maioria. Fase 2: (euforia) Aceleração mais acentuada do movimento. A pressão compradora aumenta bastante. Fase 3: (distribuição) Marcada por grandes altas. Os participantes do mercado, de maneira geral, estão cada vez mais seguros de seus lucros e os investidores mais bem preparados começam a vender suas posições. A grande massa de investidores está em clima de euforia que se realimenta diariamente nos noticiários. Está aberta a possibilidade para a fase 1 do mercado de baixa. Fases do Mercado de Baixa Fase 1: (distribuição) Nesta fase os profissionais e investidores de elite vendem seus ativos, iniciando a retração. Fase 2: (panico) É uma etapa marcada por um grande nervosísmo, os investidores percebem o equívoco e tentam se desfazer de suas posições. Fase 3: (baixa) Com as grandes perdas e ativos muito desvalorizados a pressão vendedora se dissipa, oportunidades para uma nova alta começam a surgir.
ANÁLISE FUNDAMENTALISTA E SUA HIPÓTESE BÁSICA
A análise fundamentalista é a principal ferramenta para entender e estudar os fundamentos econômico-financeiros de