Mercado de Bens Monetario
INTRODUÇÃO
Como o próprio nome diz mercado de bens, pois nós o procuramos como compradores de mercadorias.
Qual o significado da oferta e da procura? “ A oferta e a demanda são as forças que fazem a economia funcionar.”
A oferta e demanda são elementos essenciais na análise do funcionamento de uma economia. São elas que vão determinar os preços de mercado dos bens e serviços, e como os preços orientarão a alocação dos recursos produtivos disponíveis na economia.
Um Mercado Perfeitamente Competitivo
Para explicar como funcionam as forças de oferta e demanda, porém, será utilizado o mercado perfeitamente competitivo o que significa dizer que neste mercado:
• Os bens oferecidos são todos iguais.
•Os compradores e vendedores são tão numerosos que não possuem influência sobre o preço, ou seja, eles são tomadores de preço.
Diz-se que um agente é tomador de preço quando ele não possui poder de decisão sobre o preço a ser oferecido, sua influência é mínima no mercado.
A Demanda
Quando se fala em demanda de um mercado está se falando em compradores. A quantidade demandada é a quantidade de um bem ou serviço que os compradores desejam. Em geral, a quantidade demandada está negativamente relacionada com o preço do bem. Tal relação é conhecida como a Lei da
Demanda.
Lei da Demanda: tudo o mais mantido constante, a quantidade demanda de um bem diminui a medida que seu preço aumenta. A Classificação dos Bens
Os agentes se comportam de diferentes formas em suas escolhas de acordo com o tipo do bem que desejam. Suas decisões de escolha devem ser livres para desejar e comprar aquilo que podem e têm vontade. Os bens e serviços, porém, possuem suas peculiaridades que podem ser classificadas por diferentes tipos. Dessa forma, em relação à renda e aos preços, um bem pode ser:
Normal – quando aumenta a renda do indivíduo, aumenta a demanda pelo bem ( e vice-versa).
Inferior – quando