Mercado de aves
Disciplina: Tecnologia de Carnes I
Professora: Joseana Severo
Mercado de Aves
A produção de frango de corte tem evoluído de forma bastante expressiva no Brasil nas últimas décadas. O dinamismo da atividade avícola está atrelado aos constantes ganhos de produtividade, sobretudo, através da melhora dos índices de conversão alimentar, dos ganhos nutricionais, da pesquisa em genética, da maior automação dos aviários e de um melhor manejo.
Segundo a Abef (Associação Brasileira dos Exportadores de Frango), em 2003, o Brasil atingiu índices recordes com a exportação de carne de frango, com aumentos de 25% em relação ao ano anterior. Esse avanço é explicado, em parte, pela diversificação dos países de destino e também pela desvalorização cambial, tornando nossso produto mais competitivo. Assim para o País continuar alcançado posição de destaque no setor avícola internacional é fundamental o conhecimento do mercado internacional, dos principais concorrentes e suas potencialidades, bem como do mercado consumidor e suas exigências.
A avicultura brasileira alcançou, nos últimos 30 anos, níveis de produtividade e ajuste na organização e coordenação que a colocam como uma das mais competitivas do mundo. A atividade baseia-se na estratégia de parceria ou integração entre agroindústria e produtores. As empresas fizeram investimentos na modernização dos processos ao longo da cadeia produtiva, desenvolveram e aperfeiçoaram a logística, otimizando desde a distribuição de pintos de um dia e das rações aos produtores até a entrega do produto no varejo ou nos portos para exportação.
O Brasil apresenta um dos maiores índices de consumo médio de frango por habitante, ficando atrás dos Estados Unidos e quase empatado com a Arábia Saudita. Isso se deve ao preço mais baixo em relação ao das carnes bovina e suína, pela estabilidade promovida pelo plano real e pela diversidade e praticidade dos produtos oferecidos, associadas ao conceito de um produto saudável.