Mercado Da Soja
INTERNACIONAL E DOMÉSTICO
Autora: Juliana Padovani Valarini
Orientadora: Mônica Yukie Kuwahara
RESUMO
O objetivo deste artigo é analisar a evolução da produção de soja no Brasil, bem como sua importância e as possibilidades de sua inserção competitiva no mercado internacional, através de análises quantitativas e comparativas da produção. Em particular, o artigo procura mostrar como se iniciou e se expandiu a produção ao longo dos anos, passando a representar uma substancial parcela das exportações nacionais, conquistando cada vez mais parcela do mercado internacional, resultando no crescimento da produção, produtividade e geração de divisas ao
Brasil. Além disso, busca apresentar dados da elevação da produção, condicionada pela tecnificação da agricultura nacional, que é fundamental para a geração de competitividade e aumento das exportações, gerando divisas ao país, bem como busca discutir a forma de atuação do Estado na formulação de políticas em prol da produção interna e comercialização externa.
Palavras-chave: Competitividade, Mercado de soja, Inovação.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho procurou descrever a evolução da produção e da comercialização da soja, analisando dados de expansão da fronteira agrícola bem como a evolução dos preços e custos ao produtor, a fim de se demonstrar as vantagens comparativas da produção da soja frente a outras oleaginosas e sua inserção competitiva no mercado internacional.
A soja é a mais importante de todas as oleaginosas produzidas no Brasil. A expansão da sua cultura verifica-se a partir de 1951, com a primeira “Campanha da Soja”, e desde então tem apresentado crescimento constante em virtude da demanda crescente (GRAZIANO, 1997, p.
457).
O aumento da procura pela soja em todo o mundo deveu-se a diversos fatores, não só pelas formas de consumo, que se estendem desde a alimentação humana e animal até a indústria farmacêutica e siderúrgica, como também devido a