Mercado da indústria química: Tintas esmaltes e vernizes
SETORES DA INDÚSTRIA QUÍMICA
TINTAS, ESMALTES E VERNIZES
Por:
Data de entrega: /04/2015
OBJETIVO
Fazer uma análise do setor da indústria química voltada para tintas, esmaltes e vernizes apresentando uma série de dados e os conhecimentos obtidos na disciplina.
INTRODUÇÃO
Sobre as tintas: A Tinta é uma composição química formada pela dispersão de pigmentos numa solução ou emulsão de um ou mais polímeros, que, ao ser aplicado na forma de uma película fina sobre uma superfície, se transforma num revestimento a ela aderente com a finalidade de colorir, proteger e embelezar. Quando a composição não contém pigmentos, é denominada verniz.
A função de uma tinta ou verniz é revestir as mais variadas superfícies, proteger e embelezar imóveis e produtos industriais, além de sinalizar estradas, ruas e aeroportos.
Aplicações básicas do produto:
De acordo com a superfície na qual vai ser aplicada, a pintura tem finalidades diferentes:
Alvenaria: a pintura evita o esfarelamento do material, a absorção da água da chuva e da sujeira, o desenvolvimento de mofo entre outros.
Madeira: além do embelezamento, a tinta na madeira contribui para impedir a absorção de água e umidade pelo material, o que leva a maior durabilidade do mesmo.
Metal ferroso – aço-carbono: atualmente a pintura é a solução mais utilizada para o combate à corrosão nestes materiais.
Metal não ferroso: assim como em todos os outros, a pintura é utilizada para colorir e decorar esses materiais.
Análise e números do setor:
·O Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas
·Fabricam-se no país tintas destinadas às mais variadas aplicações, com tecnologia de ponta e grau de competência técnica comparável à dos mais avançados centros mundiais de produção.
Há centenas de fabricantes, de grande, médio e pequeno porte, espalhados por todo o país. Os dez maiores fabricantes respondem por 75%