Mercado da auditoria
Auditoria é um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos.
As auditorias podem ser classificadas em: auditoria externa e auditoria interna. Enquanto a primeira é realizada por um profissional sem vínculos empregatícios com a empresa, a segunda é feito por um profissional da própria empresa com o propósito de monitorar e avaliar os controles internos.
Atualmente, a auditoria externa se distribui em diversas áreas de gestão, havendo várias ramificações: auditoria de sistemas, auditoria de recursos humanos, auditoria da qualidade, auditoria de demonstrações financeiras, auditoria jurídica, auditoria contábil, etc. Os profissionais de auditoria de demonstrações financeiras são certificados e devem seguir rigorosas normas profissionais nos Estados Unidos e em diversos outros países, inclusive no Brasil.
1.1. OBJETIVO GERAL:
Fazer um levantamento acadêmico dos últimos 5 (cinco) anos na UNIFAE, São João da Boa Vista, no curso de Ciências Contábeis, buscando identificar a estatística dos profissionais que seguiram a carreira de auditor, o conhecimento que eles adquiriram dentro do curso, e com isso possibilitar difundir as perspectivas desta profissão.
1.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
A fim de atingir o objetivo geral temos como objetivos específicos caracterizar o perfil dos acadêmicos ingressantes no curso de Ciências Contábeis; Os objetivos pelos quais escolheram esse curso; Verificar qual o conhecimento os ingressantes têm sobre a profissão auditora; Qual ramo da Auditoria eles pretendem seguir, Qual o percentual feminino e masculino que optaram pela área; Qual idade prevalece o auge da carreira de um auditor.
1.3. JUSTIFICATIVA:
Hoje em dia há muitas dúvidas na escolha da