mercado comum
Criar um mercado comum com livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos; adotar uma política externa comum; coordenar posições conjuntas em foros internacionais; coordenar políticas macroeconômicas e setoriais; e harmonizar legislações nacionais, com vistas a uma maior integração. Ampliar as possibilidades para que os países aumentem sua produtividade, Na linguagem econômica, isso se chama de "economia de escala".
Ela permite que se conquiste maior competitividade no comércio internacional pelo aumento da produção de bens;
Barreira alfandegária
Artifício utilizado pelos governos para controlar ou conter o intercâmbio internacional de mercadorias. Emprega-se, em geral, por meio de impostos, taxas, licenças de importação.
Barreiras comerciais que os governos impõem para controlar o comércio internacional de mercadorias que chegam a seu país, ou mesmo proibir ! Exemplo : barreira fito-sanitária ( proibição de importação de carne bovina, por causa de febre aftosa); taxação de mercadorias através de impostos de importação (altos impostos de importação para calçados chineses por exemplo, para proteger a indústria nacional), exigência de licenças especiais para entrada de produtos (exemplo, certificado de que uma soja não é transgênica). E as cotas referentes a quantidade de mercadoria que entra (exemplo, você pode importar uma jaqueta para seu uso e estar isento de imposto, mas se importar 30 jaquetas já terá que pagar Imposto de Importação, é enquadrado como comércio mesmo, não é mais uma importação simplificada).
O que é Zona de Livre Comércio:
Zona de livre comércio é um bloco econômico regional formado por diversos países, com a finalidade de reduzir ou eliminar as taxas alfandegárias entre os países membros. O objetivo da área de livre comércio é estimular o comércio entre os países participantes.
A importância desse mercado em relação a outros países
livre circulação de bens, serviços, trabalhadores e