Mentos basicos
Ele é o mais flexível e o mais ágil no acesso às cargas, permite integrar regiões, mesmo as mais afastadas, bem como o interior dos países. Nesses casos, principalmente quando não há outros modais disponíveis.
A simplicidade do funcionamento do transporte rodoviário é o seu ponto forte, pois não apresenta qualquer dificuldade e está sempre disponível para atendimentos urgentes.
Este transporte permite às empresas exportadoras e importadoras terem flexibilidade, podendo oferecer algumas vantagens, dentre as quais:
- vendas na condição de entrega porta a porta;
- menos manuseio da carga, portanto, mais segurança, já que o caminhão é lacrado no local de carregamento e aberto no local de entrega;
- rapidez na entrega da carga em curta distância;
- o transporte vai até a carga em vez de obrigar o exportador a levá-la até ele;
- a carga vai até o importador ao invés de obrigá-lo a ir retirá-la;
- possibilidade de utilização de embalagens mais simples e de menor custo.
- peça fundamental da multimodalidade e da intermodalidade.
As qualidades acima enumeradas são apenas algumas das vantagens que este modal apresenta em relação aos demais, basta uma perfunctória análise e certamente poderemos encontrar mais.
Conforme ventilado, assim como o modal em destaque traz vantagens em sua utilização, carrega consigo algumas desvantagens, tais como: - Seu custo de fretamento é mais expressivo que os demais concorrentes com próximas características; - Sua capacidade de tração de carga é bastante reduzida; - Os veículos utilizados para tração possuem um elevado grau de poluição ao meio ambiente; - A malha rodoviária deve estar constantemente em manutenção ou em construção, gerando custos ao erário ou a contribuinte, visto que, existem estradas privatizadas que cobram