Mentha pulegium L. (Poejo)
Conhecida como: poejo, poejinho, poejo-das-hortas, poejo real, poejo-do-rei, erva-de-são-lourenço, hortelã-miúda, menta-miúda, menta-selvagem, vique.
O poejo, Mentha pulegium L, é uma planta da família das Lamiaceae, nativa do Norte da Africa e do Oriente Médio. Pode ser conhecido como hortelãnzinho, erva-de-são-lourenço e menta selvagem. É um erva prostada, com cerca de 10 cm de altura, suas folhas são aromáticas, de margem inteira e limbo pontilhados de glândulas translúcidas, com menos de 1 cm de comprimento.
O poejo é original de climas temperados e subtropicais, cresce em locais úmidos e em proximidades de rios e lagos, com solos leves e ricos em matéria orgânica, o pH ideal varia entre 5,0 à 6,5. Essa planta medicinal necessita receber, no mínimo, 4 horas de luz solar direta.
Dependendo da fertilidade, o solo quanto mais fértil e poroso, maior deve ser o espaçamento. As medidas adequadas para o plantio são de 0,2 a 0,6 metro entrelinhas x 0,2 a 0,3 metro entre plantas, o que permite à cultura obter rápida cobertura do solo.
O plantio pode ser feito o ano todos mais desde que o solo esteja em com umidade, essa erva é rastejante e pode atingir em cerca de 30 a 50 centímetros de altura. A colheita do poejo pode ser realizada a partir de 3 a 4 meses após o plantio, e sua secagem não deve ser acima de 45°C.
Seus Principios ativos são: Óleos essenciaisque tem como propriedade mucolítica, anticarratal, tônica e estimulante, hipertenciva e cardiotônica, carminativa, estimulante hepatobiliar e emenagoga, com indicações para tratamento de bronquite catarral, bronquite asmática, coqueluche, leucoréia e dismenorréia. Já para partes externas, pode ser usada como tratamento de afecções da pele.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O ESTADO DO PARANÁ. Fitoterapia. Disponível em < http://www1.londrina.pr.gov.br/dados/images/stories/Storage/sec_saude/fitoterapia/publicacoes/poejo2.pdf>. Acesso em: 15 de agosto de 2013.
JOSÉ, M. Ervas e