Mentalidade cientifica
A mentalidade cientifica possui três tópicos para garantir a ciencia, que são os critérios da ciencia, níveis da ciencia e avanços da ciencia.
Nos criterios da ciencia há demonstrabilidade: comprovação de que a ciencia não é algo imaginado; verificabilidade: testar a verdade quantas vezes forem necessárias; intersubjetividade: compreender e compartilhar o pensamento.
Nos niveis da ciencia há: descritivo é a capacidade de caracterizar um objeto ou um fenomeno atraves da observação. Explicativo que questiona e levanta hipóteses, considera outros critérios, a fim de testar a hipótese para se tornar uma tese ou uma lei se for uma verdade absoluta. Prescritivo: recomenda uma determinada utilidade para aquela tese.
No ultimo tópico que são os avanços da ciencia que podem ocorrer por duas maneiras, por aniquilação, que é quando uma nova verdade destrói a anterior. Um exemplo disso é a teoria do Geocentrismo que afirmava que a Terra era o centro do universo e que tudo girava em torno dela, mas essa teoria foi destruida pois com teoria do Heliocentrismo foi comprovado que o Sol era o centro do Universo. A segunda maneira é o avanço por incorporação, onde uma verdade não destrói porém complementa a outra. Um exemplo é a teoria da Relatividade criada por Einstein que apresenta estudos a partir da velocidade da luz e a Teoria Mecanica Classica criada por Newton complementou.
A epistemologia também chamada de teoria do conhecimento estuda a