Mensuração florestal
A Mensuração florestal surge a partir da junção de duas ciências:
Dendrometria: (“dendro” = árvore e “metrum” = medida)
Silvimetria: (“silva” = floresta e “metrum” = medida)
a. CONCEITO
Prodan et al. (1997) definem a mensuração florestal como sendo o ramo da ciência florestal que trata da determinação e/ou estimação das variáveis dendrométricas das árvores de grande porte, povoamentos e florestas, de seu crescimento e sub produtos florestais.
b. OBJETIVOS
Objetivos comerciais;
Objetivos de ordenamento;
Objetivos de pesquisa.
c. IMPORTÂNCIA
O Manejo Florestal é uma das atividades que mais se expande hoje na Amazônia, visto que essa atividade participa veementemente dos vários setores da economia regional.
Dentro desse contexto, a mensuração florestal é uma dos subsídios mais importantes dentro do manejo florestal, pois através de métodos e equipamentos, é usada para a obtenção de dados para o inventário florestal e consecutivamente para a confecção do Plano e Manejo Florestal Sustentável (PMFS).
No entanto, a veracidade dos dados e a coleta dos mesmos são de fundamental importância, da mesma forma como o erro de medição dessas variáveis poderá acarretar em uma sucessão de erros nos dados inventariados, comprometendo assim toda a veracidade do PMFS.
Mencionar a importância da mensuração no setor florestal não requer muita explicação, já que deve ser conhecida por todo o pessoal vinculado a ciência florestal. O Técnico florestal freqüentemente fará uso da mensuração como ferramenta básica de trabalho, especialmente no que tange a captação de dados dendrométricos para os respectivos planos silviculturais, de manejo florestal, de exploração madeireira, e da própria política e economia florestal (Imaña-Encinas, 1998).
2. TIPOS DE MEDIDAS
a. MEDIDA DIRETA
Refere-se a mesdidas feita sobre o homem diretamente sobre a árvore, ex: CAP, DAP, comprimento de toras, espessura da casca, númeo de de anéis de