Mensalão - crítica
O tema abordado na revista VEJA e escolhido pela dupla se trata da corrupção política do Brasil. A notícia foi a respeito do caso do mensalão, ocorrido nos anos de 2005/2006 sob domínio do presidente Luís Inácio da Silva (Lula) do partido do PT.
O termo mensalão se refere ao escândalo de compra de votos de parlamentares com dinheiro público pelo qual foi desviado, isto é, um esquema de corrupção comandado pelo ex-ministro da Casa Civil José Dirceu que negava ser responsável e dizia que o mensalão era um caso dos inimigos ou uma simples “farsa”.
José Dirceu tem sua vida marcada por ambição e poder. Parar ele o que importa é conquistar domínios independentes das doutrinas e meios empregados. Dirceu ao dedicar-se a campanha de Lula e conseguir depois de algumas tentativas colocarem-no na presidência recebeu prestígio se tornando um ídolo e líder consultado antes das decisões que fossem tomadas, além de ter o cargo de chefe da Casa Civil e coordenador do ministério do novo governo o que fez escolher pessoas de confiança para postos que ajudassem no seu esquema em busca de poder.
Depois de sete anos, o caso do mensalão foi finalmente concluído. Réus do PT e seus apoiadores dissimularam para todos que tudo não passava de uma tentativa de golpe da imprensa e oposição, que consequentemente não se intimidaram e foram um dos maiores meios pelo qual a notícia se fez diante da sociedade a fim de mostrar aos brasileiros o esquema de corrupção. O que foi reconhecido pelo STF que afirma que se a impressa tivesse deixado tudo por “debaixo dos panos” com certeza os acusados do mensalão nunca seriam descobertos.
Acusado então pelo Supremo Tribunal Federal o petista foi condenado por corrupção ativa, juntamente com o ex-presidente do PT – José Genoino e o ex-tesoureiro Delúbio Soares pelo qual Dirceu foi apontado como o mandante desse esquema em que ele subornou os parlamentares com o dinheiro dos cofres públicos para em troca