meninos de rua
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
TEMA: Um olhar psicológico sobre os “Meninos e meninas que moram nas ruas”.
Parte 1: Identificação da realidade de seu município.
Observe e identifique em sua cidade se há muitas crianças que vivem nas ruas.
Responda o roteiro a seguir:
a)- Você já se deparou com crianças que vivem crianças nas ruas de sua cidade?
R: Não. Porque a política pública do assistencialismo da minha cidade é bem distribuída. Ela trabalha na prevenção para que nossas crianças não fiquem em situação de rua. Existem vários programas para atendê-los, assim evitando ida dos mesmos para as ruas.
b)- Na sua opinião quais são os motivos que levam crianças a saírem de suas casas e viverem nas ruas?
R: A maioria das crianças que vivem nas ruas vem de um passado marcado pela violência e pelo desamparo. São vítimas provenientes de famílias destruídas pelos vícios, brigas conjugais, diversas violências em seus lares, fome, a dissolução do laço familiar, maus-tratos, ou seja, a completa desestruturação familiar. Essas crianças por não terem qualquer expectativa de vida, vêem nas ruas a única opção de fugir dos problemas.
c)- Existe em sua cidade programas de atendimento a acrianças moradoras de rua? Se caso houver qual é o tipo de atendimento realizado?
R: Em Goianesia, a cidade em que eu moro, existem vários programas para atender nossas crianças, não necessariamente crianças de rua, e sim crianças em situação de rua. Temos PETI, CREAS, Casa de Passagem, Fundação Crescer, todos com trabalhos voltados às crianças para que não haja crianças de rua.
1 INTRODUÇÃO Convencionou-se chamar “meninos (as) de rua as crianças e jovens que passam seus dias nas ruas. Pesquisas demonstram que a maioria deles tem um lar, um