Menino e o lobo
Havia um pequeno pastor de rebanhos que vivia em uma vila perto de Hondo. Toda manhã ele tinha a obrigação de levar o rebanho de ovelhas para uma campina próxima à vila. Esta tarefa tinha que ser feita somente por ele, sem a ajuda de ninguém.
Um dia, já cansado de ficar sozinho e achando que seu trabalho era deveras chato,decidiu fazer algo diferente. Começou a gritar:
— Socorro, socorro! Tem um lobo aqui! Socorro!!!
Muitos homens que estavam trabalhando na vila escutaram seus gritos e foram à campina. Procuraram pelo lobo em todos os lugares ao redor, mas nem um sinal sequer do bicho foi visto.
Depois de procurar bastante, os homens voltaram à vila, com um pressentimento de que haviam sido ludibriados. Enquanto os homens procuravam pelo lobo, o pastorzinho havia se escondido atrás de uma árvore grande. Como não havia lobo a ser encontrado, o pastorzinho riu-se da situação:
— Isso é algo realmente engraçado!, e batia palmas, pulando de alegria.
Quatro dias se passaram e mais uma vez os homens da vila ouviram os gritos do pastorzinho.
— Socorro, socorro! Tem um lobo aqui! Socorro!!!
O menino gritava desesperadamente, e os homens correram para a campina. E, mais uma vez, passaram a tarde procurando o lobo, sem encontrarem um vestígio sequer. Finalmente entenderam que o menino estava pregando uma peça e decidiram não dar ouvidos aos seus gritos de socorro da próxima vez.
No dia seguinte o menino levou o rebanho para a campina. Mas, oh! agora era um lobo de verdade que estava vindo! Era enorme e parecia faminto. O menino começou a gritar, a todo pulmão:
— Socorro! O lobo de verdade está aqui! Acreditem! Socorro!!!
O menino não sabia o quê fazer.
Os homens da vila, entretanto, diziam entre si, "desta vez ele não vai pregar suas peças na gente de novo. Aquele danado... ninguém vai até lá!" E o lobo estava lá. Mas ninguém foi ajudar o menino.