menino de Engenho
Menino de Engenho tem como narrador e personagem principal Carlinhos , que já em idade adulta narra aos leitores um pouco de sua história , que se pasas em Recife e pelos engenhos nordestinos .
Carlinhos quando tinha apenas quatro anos acorda em uma manhã com um grande barulho em sua casa , encontra sua mãe jogada ao chão coberta de sangue e seu pai a chorar . Ele tenta se aproximar , mas o policia o impedia , seu pai acabara de assassinar sua mãe .
Após esse episódio seu pai é levado preso e se despede do filho em poucos minutos . Em alguns dias o menino é levado por seu tio para a fazenda de engenho de seu avô materno. Assim que chega na fazenda de Santa Rosa sua tia Maria , irmã mais nova de sua mãe acaba lhe tomando como filho.
Na fazenda Carlinhos conhece o engenho, as plantações de cana de açucar , a maquinaria toda do local. A rotina do engenho com seus costumes e tradições diferentes da cidade, surpreende e encanta o menino. O menino faz amizade com os primos e e se diverte com as visitas à outros engenhos . Seu avô muitas vezes o leva em caminhadas pelas imensas terras de sua propriedade .
O menino vivencia o sofrimento com as secas e as enchentes, quando seu avô e os outros senhores de engenho acabam perdendo tudo. Com isso, no engenho, o alimento fica escasso, mas mesmo assim os servos não o abandonam, num laço de fidelidade. José Paulino diz que escravo tem que ser bem alimentado para poder trabalhar mais.
Tia Maria tentava alfabetiza-lo mas o sobrinho não aprendia as letras , até que foi mandado à um mestre . Lá era tratado diferente dos demais , afinal era o neto do coronel José Paulino . Foi lá que ele encontra sua primeira paixão , a mulher do mestre , era como outra mãe e lhe ensinava com muito carinho, entre abraços e beijos . Foi assim que o menino aprendeu as letras .
O menino adorava as histórias de Totonha , por vezes ela passava pelo engenho e contava grandes histórias com uma esplendorosa