Meningite meningococica
1. INTRODUÇÃO 1
2. MENINGITE MENINGOCÓCICA 2
3. NEISSERIAS MENINGITIDIS 2
4. DIAGNÓSTICO LABORATORIAL 2
5. VACINAS 2
6. CONCLUSÃO 3
7. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 4
1. INTRODUÇÃO
As meningites infecciosas são um importante problema de saúde pública mundial e no Brasil, e constituem um grupo de doenças cuja notificação é compulsória.
2. MENINGITE MENINGOCÓCICA
As meningites bacterianas caracterizam-se por um processo inflamatÛrio do espaÁo subaracnÛideo e das membranas leptomenÌngeas (aracnÛide e pia-mater) que envolvem o encÈfalo e a medula espinhal
3. NEISSERIAS MENINGITIDIS
A Neisseria meningitidis È um diplococo gram-negativo com m˙ltiplos sorogrupos causadores de doenÁa invasiva: A, B,C, X, Y, Z, W135 e L. Os sorogruposBeC s„o os respons·veis pela maioria dos casos de doenÁa meningocÛcica, com maior prevalÍncia, em geral, do sorogrupo B. O sorogrupo A tem sido associado a epidemias da doenÁa. A doenÁa meningocÛcica pode ocorrer em qualquer idade; sendo, no entanto, mais freq¸ente em crianÁas menores de cinco anos de idade. IndivÌduos com deficiÍncia dos componentes da cadeia terminal do sistema de complemento (C5-9), deficiÍncia de properdina e aqueles com asplenia anatÙmica ou funcional tÍm maior risco de desenvolver doenÁa invasiva e recorrente pelo meningococo.
4. DIAGNÓSTICO LABORATORIAL
5. VACINAS
6. CONCLUSÃO
7. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. American Academy of Pediatrics. In: Peter G, ed. 1997. Red Book: Report of the Committee on Infectious Diseases. 24™ ed. Elk Grove Village, IL: American Academy of Pediatrics; 1997.
2. Faria, Sonia M. e Farhat, Calil k. .Meningites bacterianas – diagnóstico e conduta. Disponível em . Acessado em 12/11/2014 as 10:30hrs.
3.