Meninges
1.1MENINGES 4
1.1.2 Meningiomas 4
1.2LIQUOR 6
1.2.1Hidrocefalia 6
1 PATOLOGIAS ASSOCIADAS AO LÍQUOR E AS MENINGES
1.1 MENINGES
As meninges são membranas de tecido conjuntivo que envolvem o sistema nervoso (medula e encéfalo) e são representadas pela dura-máter (paquimeninge), pela aracnoide e pia-máter (conhecidas como leptomeninges). Todas elas possuem função protetora.
Apesar de sua função protetora, as meninges podem ser alvo de patologias importantes, como alguns tumores benignos, geralmente meningiomas e as conhecidas meningites.
É muito importante o conhecimento anatômico e funcional das meninges tanto para entender sua função protetora, como também para entender as patologias que podem afetá-las.
1.1.2 Meningiomas
São tumores crescem a partir de meninges, as camadas de tecido que cobre o cérebro e medula espinhal. À medida que crescem, meningiomas comprimir o tecido cerebral adjacente.
Os sintomas são muitas vezes relacionados com esta compressão do tecido cerebral, o que também pode afetar nervos cranianos e vasos sanguíneos. Em alguns casos, o crescimento meningioma pode também estender-se nos ossos da cabeça e da face, que podem produzir alterações visíveis.
A maioria dos meningiomas é considerada tumores não malignos ou de baixo grau, no entanto, ao contrário dos tumores não malignos em qualquer outro local no corpo, alguns destes tumores cerebrais pode causar incapacidade e podem, por vezes, ser fatais. Em muitos casos, os meningiomas crescem lentamente. Outros meningiomas crescer mais rapidamente ou ter surtos de crescimento repentino. Não há maneira de prever a taxa de crescimento de um meningioma ou saber ao certo quanto tempo, um determinado tumor estava crescendo antes do diagnóstico. Quanto menor o grau, menor o risco de recorrência e de crescimento agressivo.
1.1.3 Meningite
A Meningite é uma doença contagiosa caracterizada pela inflamação das