meninas da noite
Acadêmica: Luana Caroline Lemes
Através desse relatório, irei descrever o que eu entendi, e as coisas que mais me chamaram atenção.
O senhor Heinz Engon Philippsen contou toda a história de seus antepassados, que a igreja naquele tempo tinha o poder em tudo. Contou sobre Martinho Lutero que foi um homem que estava em um dos grupos que tentaram a reforma, seus seguidores tinham o nome de Luterano. Ele criou a Igreja Menonita na Holanda e seu líder era Menno Simons. Ele era diferente, pois separava a igreja do estado. Falavam que a igreja e o estado era tipo de um casamento, igreja seria a “mulher” por ser palavra feminina e “estado” seria o homem por ser uma palavra masculina. Quem o seguia era chamado de Menonita.
Contou sobre a Colonia Witrmarsum na cidade de Palmeira, como “funciona” as coisas ali dentro, seus costumes. Algo que achei interessante e importante é que na escola da colônia, sendo descendente de alemão ou não eles tem a matéria da língua alemã no currículo escolar, além de ser uma escola publica, onde vem pessoas de municípios vizinhos estudar ali também. Na colônia tem um hospital que está voltando a funcionar depois de ter ficado algum tempo parado por falta de pacientes e a fábrica onde produzem queixo de ótima qualidade e algumas industrias pegam os queixos deles e o leite.
Casamento com pessoas que não são de dentro da colônia, são permitidos, porém pelo que eu entendi, eles deixam claro do que a pessoa está fazendo e as suas “responsabilidades” por tal escolha.
A visita foi interessante, conheci algumas cosias da qual eu desconhecia, o Heinz conseguiu falar de uma maneira que todos conseguíssemos absorver o assunto e de uma maneira menos formal, trouxe experiências da sua vida que nos ajudou a entender melhor.
Segue abaixo algumas datas histórias que estavam expostas na sala:
Datas Históricas
1525 – Criação da igreja Anabatista, Suíça.
1536 - Criação da Igreja Menonita na Holanda (Menno